quarta-feira, 11 de abril de 2018

Sequência didática - Livro O cabelo de Lelê



Objetivos: 

Conhecer as influências culturais afrodescendentes; 
Valorizar a cultura afrodescendente; 
Construir a relação do passado – presente – futuro; 
Apontar diferenças e semelhanças; 
Participar de uma manifestação afrodescendente. 

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos: 
Ler e interpretar histórias; 
Opinar sobre a história contada; 
Ter criatividade em elaborar outra história a partir da que foi apresentada; 
Ter desenvoltura para dramatizar uma história; 
Ter noções básicas de temporalidade- ontem, hoje e amanhã. 

Estratégias e recursos da aula: 

1ª atividade: 

A professora inicia a aula explorando a capa do livro:


Professora aproveite esse momento para perceber quais informações e conceitos que eles têm acerca do tema. 

2ª atividade: 

A professora propõe à turma uma contação de historia do livro: “O cabelos de Lelê ” , de Valéria Belém - Editora Nacional. 
Os alunos deverão sentar-se em roda para ouvir a história que a professora contará. Após a contação da história, a professora fará algumas indagações à turma, que por sua vez responderá de maneira informal as seguintes questões: 

Como é o cabelo de Lelê? 
Quais são as características principais de Lelê? 
Por que Lelê apresenta tais características? 
Qual será a razão de Lelê apresentar tais características? 
Na sala de aula existe algum colega que apresente tais características? Justifique sua resposta. 

Após as indagações a professora dividirá a turma em quatro grupos com cinco componentes cada, distribuirá uma peruca preta e crespa, uma bola de isopor do tamanho de um a cabeça infantil, pente, escova de cabelos e enfeites. 
Solicitará que os grupos de maneira lúdica experimentem explorar os cabelos de Lelê. 

3ª atividade: 

Após a brincadeira, a professora solicitará aos alunos que elaborem um texto contando da Lelê criada por cada um deles, de forma individual e com ilustração em uma folha de caderno meia pauta. 
No segundo momento, a professora pedirá que os alunos oralmente, criem outra história de Lelê, obedecendo a ordenação e seqüência dos fatos ( começo, meio e fim ). Enquanto cada aluno narra partes da história, a professora fará o registro em um blocão, na posição de escrita da turma, no momento. 

4ª atividade: 

Após a história devidamente registrada, a professora fará a proposta de que a turma realize a dramatização da história elaborada por eles no blocão. 
Para que haja a dramatização, a professora solicitará que a turma seja dividida em quatro grupos com cinco componentes cada, com a finalidade de, fazer a escolha dos personagens e suas falas, através de um sorteio. 
Realizado o sorteio, será feita a escolha do título da peça a ser dramatizada. Para a dramatização, a professora fará a proposta que cada grupo assuma uma das seguintes tarefas : cenário, figurino, tempo de ensaio e elaboração do convite divertido para as outras turmas assistirem à peça. 

5ª atividade: 

Entregar a cada criança um desenho com a carinha de Lelê, onde deverá recortar e colar em uma folha de papel A4, completando o desenho do seu corpo. 
Depois cada criança registrará  na própria folha como se sentem com “O cabelo de Lelê”. 

6ª atividade: 

A professora conversa com os alunos sobre a influência africana no Brasil. Faz uma listagem sobre os tipos de heranças africanas: 

Manifestações culturais; 
Alimentação; 
Palavras; 
Religião; 

Escolhe com a classe dois aspectos citados acima para pesquisarem e assim conhecerem mais sobre o tema em questão. 

7ª atividade: 

A professora faz uma pesquisa inicial apresentando à classe algumas palavras de origem africana próximas do vocabulário das crianças. 
Depois divide a turma em grupos e cada grupo fica responsável por um grupo de letras do alfabeto que deverão pesquisar as palavras de origem africana e trazer para a sala de aula com seus respectivos significados. 

Segue exemplo para iniciar o trabalho. 

GLOSSÁRIO DE PALAVRAS DE ORIGEM AFRICANAS 

PALAVRA       SIGNIFICADO                            ILUSTRAÇÃO 
A - AGOGO     Instrumento musical 
B - BAOBÁ      Árvore com um tronco enorme 
C – CAFUNÉ   Carinho, afago 
D – DENGO     Manha, birra 
E - F - 
Até o final.... Z - 
A professora deverá ficar atenta, pois possivelmente algumas palavras trazidas podem não ter uma ilustração cabível. 
8ª atividade: 
Realizar um desfile de roupas e penteados africanos. 

Recursos complementares: 
Livro: "O cabelo de Lelê" - Valéria Belém; 
Peruca preta encaracolada; 
Bola de isopor; 
Adereços de cabelo; 
Escova e pente para cabelo; 
Folha de papel pardo; 
Piloto; 
Papel crepom; 
Cartolina; 
Folha de papel laminado; 
Folha de caderno meia pauta; • TNT em diversas cores. 

Avaliação: 

Observar se no decorrer das atividades  propostas os alunos mostraram-se interessados no tema abordado. 
O comprometimento de cada criança frente às tarefas solicitadas é uma forma de avaliação por parte da professora. 
Verificar se os alunos conseguiram estabelecer relações entre as culturas afro descendentes; europeias e indígenas como formação da cultura brasileira. 
Avaliar se os alunos estabeleceram relação entre as diferentes etnias que compõem o povo brasileiro. 
Observar se conseguiram expor suas ideias com clareza, questionando de forma respeitosa e sem preconceito. 

Bom trabalho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário